O Método

Nataraja Flow Yoga

Nataraja quer dizer o "Rei dos Bailarinos" faz uma alusão à dança e aos movimentos internos que são capazes de liberar nossas energias. Na mitologia hindu Nataraja é um dos aspectos de Shiva, o Deus que dissolve todos os obstáculos que impedem o fluxo de renovação e criação. É aquele que destrói para transformar!

Desenvolvido por Karime Neder, o Método é fruto de suas vivências ao longo de mais de 20 anos praticando e investigando o yoga junta às suas inspirações com a influência do movimento na capoeira e dança.  

Nataraja Flow é um Yoga moderno, que tem como principal objetivo liberar qualquer energia estagnada no corpo, na mente e nas emoções. Através da prática da respiração consciente, junto aos movimentos que abrem espaços internos no corpo, nós vivenciamos  uma quebra de paradigmas e nos permitimos mergulhar nas sensações. Assim reconhecemos aspectos mais profundos da nossa própria natureza..

 

Partimos do princípio de que nós somos perfeitos na nossa natureza, o que precisamos é simplesmente limpar aspectos estagnados em nosso Ser. Energias guardadas que não nos pertencem geram bloqueio, impedem o fluxo natural da sua força vital, tornam-se doenças do corpo, da mente e das emoções. Aquele quem você realmente É, muitas vezes se sufoca sem espaço para expressão.

Assim como um rio poluído que é capaz de se regenerar se pararmos de intoxicá-lo e deixarmos as suas águas correrem naturalmente,  a prática constante também remove as impurezas, move os nossos fluídos, nos regenera e nos liberta! 

prana Flow

Prana é a força vital que permeia o universo e pode ser traduzido como movimento, energia. Segundo os shastras (tratados antigos)  em nosso ser o prana flui pelas Nadis, palavra que deriva da raiz Nad que em sânskrito significa fluxo, canais, curso.

Em padrões distintos, o fluxo do prana cria e define os nossos tecidos, formas e ações o tempo todo. O simples olhar, falar e pensar são formas diferentes de imposição do Prana. Somos seres autoconscientes, você pode fechar os olhos agora mesmo e sentir como está a sua energia, Experimente!

A nossa energia nos define, e ela precisa correr livre, nutrir as nossas células, manter os tecidos saudáveis e o fluxo harmonizado, 

 

O equilíbrio do prana através do estado pleno da mente desperta um estado de consciência chamado Flow. 

"O Flow é como abrir uma porta que estava flutuando no meio do nada e a única coisa que você precisa fazer é abrir e se permitir mergulhar no que existe adiante."

Miraly.

O flow é como um jorro, um movimento de dentro para fora, se compara ao momento em que o compositor compõe a sua música como se viesse dada, como se os seus movimentos naquele momento apenas servissem à criação que vem de dentro, carregada pelo movimento fluído e harmonioso da sua energia.  E é através da não resistência do seu corpo e mente que ele realiza os movimentos necessários para a arte surgir e se manifestar criando o seu corpo sonoro que toca os nossos corações de forma que a mente racional não é capaz de explicar. 

 

Podemos tentar traduzir isso como processo criativo, é o despertar das suas energias sem movimento.

 

O Yoga, desde a suas origens, é uma prática de reconhecimento e integração com o sua energia essencial. No Yoga Moderno nós buscamos viver essa experiência no agora, buscamos a percepção clara de quem somos através dos nossos ritmos e estado pleno da mente. Quando reconhecemos o nosso ser em camadas, desde as mais densas até as mais sutis, nós vamos abrindo e soltando padrões diferentes de movimentos que liberam energias estagnadas e manifesta uma força criativa que se expressa em arte.  

Essa liberação de alguma forma nos torna mais verdadeiros, é dentro da gente, em nossos fluidos internos que está contida a nossa verdadeira essência. Quando liberamos o espaço e nos banhamos com essa força intrínseca, nós realizamos o Yoga, que nada mais é do que a manifestação, a liberação e expressão da sua natureza autêntica no agora, "Moksha"

A prática

A prática é uma mistura harmoniosa entre movimentos fluidos, respiração consciente, permanência nas posturas e alinhamento das articulações. Tudo regado por um processo de autoconsciência que busca o despertar do Flow em você.

Alinhamento

As articulações são pontos do corpo que condensam energia. Na prática procuramos alinhar as posturas para manter todas as articulações envolvidas em total equilíbrio. 

Mantendo e estimulando o espaço axial nós abrimos o corpo, liberando essa energia contida tornando a prática mais segura e eficiente.

IMG_5334.JPG
Equilíbrio Intrínseco

Equilíbrio instrínseco é uma força natural que nos trás sempre de volta ao eixo. No corpo físico os músculos profundos em conjunto aos tendões e ligamentos fazem com que esse equilíbrio aconteça e atue o tempo todo sobre o nosso esqueleto.

Durante a prática nós exploramos essa força e a usamos para fortalecer uma conexão com seu eixo central, fluir ao redor dele e trazer isso à tona na vida, fora do tapetinho de yoga!

Flow

O Flow é um estado de êxtase em que você flui livre com os movimentos,  a respiração, e a concentração da mente. Tudo em perfeita harmonia e guiado pelo despertar dos seus fluidos internos.  O Flow é um estado de consciência, parecido com a meditação, quando atingido na prática, reflete-se também na sua vida!

IMG_5304.JPG

Vem Fluir!

Agende uma aula experimental

A prática de Nataraja Flow Yoga é acessível para todos os níveis. Todos os nossos professores são formados pelo método e estão em constante treinamento para oferecer a melhor experiência com o Yoga.

Conheça os nossos horários e agende a sua aula.

faça parte desse time

Curso de Formação em Vinyasa Flow Yoga Método Nataraja Flow

Seja um profissional qualificado pelo Método Nataraja Flow. 

Conheça o nosso curso de formação profissional.

KARIME NEDER

Conheceu o Yoga aos 17 anos e desde então se dedica integralmente à prática e estudo desta filosofia. Em 2001, começou a ministrar aulas e em 2006 abriu o Studio Nataraja no bairro do Paraíso em São Paulo. 
Em sua jornada ela praticou diversos estilos de Yoga com grandes professores. E foi através da professora Micheline Berry que se aprofundou no Vinyasa Flow Yogal. Após esse aprofundamento e concluir o curso de Anatomia Aplicada ao Yoga pela Unifesp, Karime desenvolveu o seu método e o curso de formação profissional no qual ela registra toda sua experiência de 20 anos praticando e estudando yoga  e movimento.